sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O que é o tal do GPS ?

Para que serve um GPS (Global Positioning System)

Utilizando-se de sinais de satélites, um aparelho de GPS fornece a sua posição exata em qualquer lugar da terra.

Mas... saber apenas a sua posição em coordenadas não lhe servirá de nada, é preciso ter uma série de informações adicionais para que o aparelho de GPS seja útil.

Exemplo: você é raptado em sua casa e levado à um lugar distante sem que tenha possibilidade de ver por onde esta indo. Lá você é solto com um aparelho de GPS nas mãos, mas este está vazio* sem nenhum dado complementar, a única coisa que o GPS pode fazer por você é lhe indicar que não está andando em círculos.

Neste mesmo caso se no GPS estiver gravado a coordenada da sua casa, basta seguir a indicação do GPS e voltar.

* Alguns modelos de GPS possuem um mapa base, que no caso do exemplo acima, lhe indicaria as cidades próximas de onde você foi deixado.

A dupla GPS/mapa é a combinação perfeita, com estes dois elementos você se localiza no mapa e planeja o seu deslocamento, melhor ainda se o GPS estiver conectado em um computador portátil, assim você terá a sua posição indicada no mapa em tempo real.

Já está disponível para algumas cidades brasileiras sistema de orientação automática através de GPS e informações de vias e endereços.

http://www.apontador.com.br/

http://maplink.uol.com.br/destinator/

Uma das funções mais interessantes do GPS é a possibilidade de compartilhar informações sobre caminhos. Os aparelhos de GPS registram o caminho percorrido e este pode ser salvo em computador e utilizado posteriormente por você mesmo ou outra pessoa. O melhor programa para o intercâmbio de dados entre o computador e o GPS é o Trackmacker http://www.gpstm.com/port/

Este registro do caminho percorrido possibilita também fazer o caminho de volta, sem risco de se perder.

Tem surgido atividades de lazer envolvendo o uso do GPS tipo caça ao tesouro, exploração, etc. Os dois mais famoso são

http://www.geocaching.com/ - onde os participantes criam um esconderijo e outros tem que localizá-los

http://www.confluence.org/ - onde os participantes tem que ir até onde coordenadas inteira de graus (latitude/longitude) se cruzam.

Além destes tipos de uso, o GPS é uma ferramenta de trabalho para diversas áreas comerciais e produtivas, mas em alguns destes casos é preciso usar aparelhos de GPS muito mais precisos e que custam muito mais caros que os aparelhos para uso simples

Eu preciso de um GPS?

Bom! Depois de todo enunciado sobre para que serve um GPS, talvez você tenha visto alguma utilidade interessante, principalmente no que tange a orientação e exploração em passeios e viagens e neste caso uma nova pergunta surge em sua mente:

Qual o aparelho de GPS comprar?

A marca recomendada é a Garmin (www.garmin.com) não que seja a melhor, mas porque é a mais comum e você encontra uma infinidade de softwares e informações.

as características mais interessantes para o uso em passeios, explorações e aventuras

alta sensibilidade de recepção – ajuda a captação dos sinais de satélites em condições severas. Indispensável

capacidade de pontos por tracklog (gravação do caminho)

Hoje não dá para ter um modelo com sem a capacidade de 10.000 pontos

Os modelos com cartão de memória possibilitam fazer a gravação do trajeto no mesmo aumentando o limite para a capacidade do cartão, com um simples cartão de 64 Mb dá para por mapas e ainda gravar milhões de pontos de trajetos.

Altímetro barométrico

indica a altitude pelo modo padrão (pressão atmosférica), mas tirando o fato dos modelos com estas características terem uma tela exclusiva da função que mostra um perfil altimétrico e dados relativos a altitude, esta característica fica com pouca prioridade.

Bússola eletrônica

indica os pontos cardeais através do magnetismo da terra e não precisa-se estar em movimento. É útil apenas quando se está parado

Inclusão de mapa

Existem alguns mapas já disponíveis e esta característica permite que você use a memória de mapa para carregar a sua coleção de trajetos.

Visor de bom tamanho para visualização em movimento.

O modelo top para uso manual e em veículos é o GPSMAP 76CSX ou 60CSX (tem tudo isto acima)

Baterias

A melhor opção é usar baterias recarregáveis ao invés de baterias alcalinas. Lembramos que alguns modelos usam baterias especiais, impossibilitando o uso de qualquer outro modelo de bateria.

Qual escolher?? (preços em dolar no EUA e em Reais no Brasil em agosto/2008)

A lista abaixo é uma sugestão particular minha para usar o GPS nas mais variadas situações e todos eles tem alta recepção do sinal de satélite e aceitam mapas.

GPSMAP 76 CSX - 250 / 1.000 - mais robusto e flutua

GPSMAP 60 CSX – 300 / 1.000

A linha Etrex é ideal para usar na mão, mas nada impede se ser usado em bike, moto ou carro, o único detalhe que pode ser um pouco inconveniente é ter um visor de tamanho menor, por outro lado, o seu tamanho menor fica com uma estética melhor no guidão de uma bike.

ETREX VISTA HCx – 200 / 760 – irmão menor dos modelos 60 e 76 acima descritos.

Etrex Venture HC – 110 / 540 - A opção com melhor custo beneficio, ele não tem altímetro barométrico, bússola eletrônica e cartão de memória. sua memória interna é de 24 Mb, suficiente para colocar muitos mapas e trajetos convertidos p/ mapas de fundo.

tanto a linha etrex quanto as linhas 60 e 76 possuem outros modelos, mas com diferenças de preço menores que 20% não vale a pena comprar o modelo inferior apenas pela economia, em todo caso as OUTRAS opções nas linhas Etrex, 60 e 76 seriam:

76 Cx
60 Cx
Legend HCx
Summit HC
Etrex H

ATENÇÃO - Não compre um GPS sem a capacidade de alta recepção. (todos os modelos sugeridos acima possuem esta característica)


Uma opção de GPS com visor bem maior, ideal para carros e motos (mesmo sendo um pouco inconveniente pelo tamanho pode ser usado na mão e na bike) é o 276C. Lembrando que este modelo não possui alta sensibilidade para captação do sinal do satélite, mas como a sua antena é externa melhora bastante a captação. Outros pontos a considerar são:

Bateria - o 276C usa modelo especial, no caso do uso em carro ou moto isto não é uma característica negativa, pois nestes casos o ideal é conectá-lo ao sistema elétrico do veiculo, por onde se pode também carregar a bateria do GPS.

Cartão de memória - Aqui também o 276C usa um modelo especifico da própria Garmin

A Garmin tem duas linhas novas: Oregon e Colorado, mas alem de serem caros, pois são lançamentos, há também possíveis incompatibilidades (por enquanto) com alguns programas existentes no mercado, entretanto se quiser arriscar opte pela linha Oregon, a qual é mais resistente, mas fique com os modelos 200 ou 300, os demais só tem como adicional mapas do EUA.

Se você quer um GPS apenas para ter orientação nas cidades e rodovias, então a linha Nüvi é a mais adequada, mas antes confirme se existem mapas rateáveis na região que pretende usá-lo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário