sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Financiamento: Problema ou Solução

Hoje em dia está muito fácil financiar um carro devido a grande oferta de carros no mercado e a grande quantidade de financeiras, pois quanto maior o numero de financeiras maior a concorrência entre elas e maior disputa por menores taxas de juros entre as financeiras de veículos e com isso quem ganha é o cliente.

O financiamento de carros hoje em dia está muito mais simples e menos burocrático, os financiamentos de veículos crescem a cada dia, pois os carros já podem ser financiados em até 100 meses.

Você poderá financiar o seu carro em uma concessionária de veículos, Banco ou Instituição Financeira que gera linha de credito a pessoa física.

Existem várias modalidades de financiamento de carros, as melhores são; Leasing, Financiamento, CDC, Compra Programada e Consórcio.

Para financiar um carro você precisa ter os seguintes documentos; RG, CPF, Comprovante de Renda, Comprovante de Residência e uma Conta Bancária.

Se você comprovar que possui um limite alto na sua conta bancária ou na sua fatura do cartão de credito poderá complementar e facilitar ainda mais o seu financiamento.

Os prazos para financiamento podem ser em; 08, 12, 18, 24, 36, 48, 60, 72, 84, 100 e até 120 meses depende da financeira que você escolher.

As taxas de juros cobradas pelas Instituições Financeiras variam de acordo com o ano do veiculo que você pretende financiar, quanto mais novo é o carro, menor é a taxa de juros cobrada pela financeira.

O Valor da entrada quem decide é você, você poderá financiar até 100% do valor do carro “em algumas financeiras”, não existe limite mínimo para dar de entrada de entrada, porém quanto mais alto for o valor da entrada menor será o valor da sua parcela.

As Financeiras revendas e concessionárias costumam usar a taxa retorno que pode ser de R0 a R14 esse valor é um acrescimo que os vendedores costumam usar quando uma carro é financiado a casos em que a parcela do carro chega a aumentar R$100,00 por causa do retorno que foi alto.

A maioria das instituições financeiras costuma cobrar a TAC que significa Taxa de Abertura de Crédito que é utilizada para o Financiamento do carro.

A o valor da TAC varia conforme a instituição financeira, algumas chegando a cobrar até R$ 900,00 para a abertura de credito, algumas instituições financeiras devolvem às lojistas ou concessionárias onde você compra a metade desse valor como forma de bônus, caso seja cobrada de você a TAC desista da compra e procure outra concessionária pois a concessionária pode lhe dar isenção da TAC, diga que outra concessionária lhe ofereceu as mesmas condições sem cobrar a TAC.

Pesquise em diferentes Instituições Financeiras e Bancos o valor do carro que você pretende financiar com certeza uma vai lhe oferecer condições melhores que a outra.

Converse com o gerente de sua conta bancária ele também poderá lhe oferecer ótimas condições para financiar o carro já que você é cliente ele com certeza não vai querer perder esse negocio.

Caso alguém lhe ofereça a taxa de juros zero, diga obrigado e vá embora pois não existe taxa de juros zero e você estará pagando os juros embutidos no preço do carro.

"Só não faz um ótimo negócio quem não vem para a Aquisivel"

Freio de mão desregulado ???

O freio de mão também é conhecido como freio de estacionamento.

O freio de mão serve para travar o carro ou seja, deixar ele fixo em um determinado lugar tipo; estacionamento, garagem, ruas e ladeiras, não importando o grau de inclinação.

O Freio de mão trava as rodas traseiras do carro, ele funciona tanto nos discos de freios ou nos tambores de freio dependendo do tipo do seu carro.

Quando acionado o freio de mão ele deve manter o veiculo parado, caso o carro se mova, é sinal que o freio de mão do seu carro está desregulado.

Caso a alavanca do freio de mão esteja alta é também um sinal que ele está desregulado.

A regulagem ideal é 4 cliques ou 4 dentes.

Faça o seguinte teste;
puxe o freio de mão se ele fizer mais de 4 cliques ele está desregulado.

A manutenção freio de mão deve ser feita a cada 15000KM, ou seja sempre que for trocada a pastilha ou lona de freio, caso você tenha feito a revisão de freios há pouco tempo e o freio de mão não está funcionando corretamente, volte onde foi feita a revisão e peça para que seja feita a regulagem do freio de mão, esse serviço é simples e rápido.

Nos carros mais modernos o freio de mão passa a se chamar definitivamente de freio de estacionamento, pois ele é acionado através de um botão no painel que tem a sigla (P) de Parking ou seja estacionamento e caso você esqueça que ele está acionado e tentar sair o carro automaticamente libera as rodas.

Entendendo o Sistema de Freios do seu Carro

Ai vão algumas dicas de conservação, e manutenção para você aprender e saber um pouco mais sobre o funcionamento dos freios do seu carro.

Primeiro vamos as peças que compõem o sistema de freios do seu carro;

Tambor
O Tambor de Freio fica preso ao cubo onde encaixa a roda do seu carro, dentro do Tambor de Freio existem duas sapatas que ficam nessa posição ( ), as sapatas são cobertas com as lonas de freio, que quando você aciona o pedal do freio elas se alargam e encostam-se ao Tambor de Freio fazendo com que o carro pare ou diminua a velocidade.

Disco de Freio
O Disco de Freio é fabricado em ferro fundido ele também fica preso ao cubo da roda do seu carro, faz parte do sistema de freio a disco a pinça e as pastilhas, quando o freio é acionado as pastilhas entram em contato com o disco fazendo o carro reduzir a velocidade ou parar.

Servofreio ou hidrovácuo
O servofreio funciona com um sistema de o vácuo em conjunto com o coletor do motor do carro que ao acionar o pedal do freio a força é multiplicada para que você faça um esforço menor e o freio uma pressão maior.

Cilindro mestre
O cilindro mestre é responsável por transformar a força que você faz ao pisar no freio, em uma pressão ao Fluido que está no sistema de freios, fazendo com os tambores e os discos de freios recebam a mesma intensidade de freio.

Fluido ou Óleo de Freio
O Fluido de Freio é um óleo sintético feito em laboratório, que fica em todo o sistema de freios, ele é que conduz toda força que você faz ao pisar no freio aos Discos de Freios e Tambores de Freios.

Agora que você já conhece os principais componentes do sistema de freios, queremos que você saiba que, um sistema de freios desgastado, pode aumentar o espaço necessário para frear em até 10 metros.

Muitas Colisões e acidentes de trânsito ocorrem por falta de manutenção no sistema de freios dos carros.

Quando você está dirigindo e percebe que o seu carro faz algum barulho estranho ao pisar no freio, o carro muda de direção puxando para o lado esquerdo ou direito, barulho de ferro com ferro como se estivesse raspando, direção ou rodas tremendo ao pisar no freio também são sinais que a um desgaste no sistema de freios do seu carro.

É importante você pedir para verificar, os discos, as pastilhas e as lonas de freio, quando você mandar seu carro para a revisão.

Caso o disco de freio esteja, trincado, empenado ou com a superfície desigual com ranhuras altas e baixas, é um sinal que ele está desgastado.

As pastilhas de freio quando estão gastas emitem ruídos como assobios, piados ou barulho de como se estivesse algum item encostando-se a outro.

A manutenção do sistema de freios do carro é uma das manutenções mais baratas para se fazer no carro, pois tem uma ótima relação custo beneficio.

Atenção você nunca deve lavar as rodas do carro depois de ter rodado muito no carro, pois elas estarão quentes e quando a água entrar em contato com o disco de freio, pode causar; Trincas, empenamento do disco de freio ou quebra do disco de freio.

Caso as pastilhas de freio sejam molhadas quando quentes, elas também podem sofrer deformações e também terão a vida útil reduzida.

O Fluido de Freio assim como o óleo do motor do carro deve ser trocado pelo menos uma vez por ano, caso você perceba que o pedal do freio não está mais como era antes pode ser um sinal de que o Fluido está fora da validade ou acumulou água no sistema.

È importante que caso o fluido de freio do seu carro esteja abaixo do nível, você mande trocar todo o fluido, o Fluido de freio do carro não deve ser completado em hipótese alguma, o fluido de freio deve ser substituído.

Você deve ter atenção para não misturar o fluido de freio DOT3 com o DOT4 ou vice versa, pois caso eles sejam misturados eles não vão funcionar da maneira correta e o sistema de freios do seu carro poderá ser comprometido.

Para identificar o tipo de fluido de freio que é recomendado para o seu carro você deverá observar na tampa do reservatório, nela contem a inscrição DOT3 ou DOT4.

As melhores marcas de Fluido de freio são; VARGA, BOSCH, BARDAHL, LUBRAX.

"Aquisivel Veículos, sua segurança em primeiro lugar !!!"

Cuide bem da bateria do seu carro.

Manutenção Preventiva

Dê partidas curtas, entre 5 e 7 segundos.

Não deixe luzes, rádio ou qualquer equipamento ligado quando o veiculo não estiver em funcionamento.

As Baterias perdem carga após um período prolongado sem uso, portanto caso o veículo não seja utilizado por um longo período, convém desconectar o cabo negativo.

Ao instalar um equipamento elétrico não original, evite instaladores não credenciados.

Para garantir a integridade do sistema elétrico, faça regularmente manutenções.

Nunca feche o curto-circuito entre os pólos da Bateria, pois esse procedimento é extremamente prejudicial à mesma. Se o curto circuito for no veículo, poderá comprometer a integridade do sistema eletrônico.

Verifique se a Bateria tem marcas de: impacto na caixa ou tampa e fixação inadequada ao suporte do veículo. Caso seja verificado substitua a Bateria por outra adequada.

Certifique se a Bateria tem característica de exposição à sobrecarga como: nível de eletrólito baixo, caixa estufada, etiquetas escurecidas ou com bolhas ou redução significativa no peso da Bateria. Baterias com estas características devem ser substituídas.

Problemas com: partidas dificultosas, luzes fracas, regulador de voltagem ou correias frouxas são indicadores de que a Bateria pode apresentar defeito.

Submeta a Bateria ao equipamento de teste recomendado pelo fabricante.

Evite danos externos as Baterias e evite incliná-las mais que 45º.

Remova a corrosão dos terminais, bandejas, retentores e suportes antes de instalar novas Baterias.
Dicas de Montagem

Verifique o modelo correto da Bateria a ser utilizada no veiculo. Uma Bateria subdimensionda ou superdimensionada terá comprometida sua vida útil.

Utilize equipamentos de proteção individual adequados para o manuseio da Bateria - como óculos de proteção e luvas.

Ao instalar e desinstalar a Bateria conecte e desconecte primeiramente o cabo negativo, evitando faíscas desnecessárias.

Procedimento de Recarga de Baterias Automotivas

As Baterias convencionais e seladas aceitam muito bem a carga rápida, porém o sistema ideal de recarga deve ser lento, com até 20% da capacidade nominal da Bateria. Assim, a Bateria não se aquecerá e a emanação de gases será menor.

Não recarregue a Bateria se o eletrólito (solução) estiver abaixo do nível mínimo recomendado pelo farbricante. Essa Bateria provavelmente sofreu sobrecarga ou superaquecimento e, caso a recarga não a mantenha em condições aceitáveis de uso, deverá ser substituída (verifique o sistema de carga do veículo).

Durante a recarga observe os respiros quanto à ocorrência de emanação de gases ou vazamento de eletrólito. Observe também o aumento da temperatura (não deve ultrapassar 52°C). Caso qualquer uma dessas condições seja observada, reduza a corrente utilizada ou interrompa temporariamente o processo para a estabilização da temperatura. Se os fatores persistirem substitua a Bateria, pois pode haver curto-circuito interno ocasionando superaquecimento.

Não permita que a tensão durante a carga ultrapasse 16V.

Em intervalos regulares (1 hora ou menos) movimente ou incline a Bateria para homogeneizar o eletrólito.

Recarregue a Bateria à temperatura ambiente.

Certifique-se de que os pólos, terminais, cabos e conexões estejam em boas condições, assegurando-se do bom contato elétrico das ligações.

O tempo de recarga varia dependendo do tempo de uso, condições e estado de carga da Bateria. Acompanhe o processo de recarga atentamente.

Baterias abaixo de 11V levam algum tempo para reagir e mostrar que estão aceitando carga.

Quando o indicador de teste tornar verde e permanecer assim, a Bateria estará pronta para ser testada.

Uso de Carregadores com Equipamentos de Som Automotivo

É cada dia mais comum a necessidade de se conhecer mais a fundo o processo de carga de baterias em veículos dotados de equipamentos de som com centenas de Watts. Por este motivo preparamos este breve artigo.

"Aquisivel, pensando em sua segurança hoje e sempre"

Ar Condicionado, Custo ou Benefício ?

Que o ar-condicionado aumenta o conforto em dias de forte calor, todo mundo sabe. Mas muitos desconhecem sua utilidade em tempo mais frio ou nem mesmo sabem como usá-lo corretamente, pelo que o sistema é nosso tema nesta seção.

Para o alto: Entrar no carro estacionado ao sol, em um dia quente, e ligar o ar com os difusores direcionados para os ocupantes é um convite a resfriados e sinusites. Direcione as saídas de ar para cima, sempre: como o ar frio tende a descer, resfriando a parte superior da cabine tem-se logo uma temperatura homogênea, sem riscos à saúde. Se os bancos estiverem muito quentes, sobretudo os de couro, pode-se direcionar o ar para eles antes de entrar no carro, para que esfriem a um ponto aceitável.

Aberto ou fechado? Quem tem ar-condicionado deve ter percebido que sua eficiência aumenta quando a recirculação -- ou seja, o trabalho apenas com o ar da cabine, sem admissão externa -- está ativada. Isso ocorre quando está mais frio dentro do que fora do automóvel: por isso, não deve ser feito logo ao se entrar no carro quente, mas algum tempo depois. A função também serve para evitar a entrada de fumaça, poeira e mau cheiro. No entanto, a recirculação reduz a umidade do ar e impede sua renovação, pelo que deve ser evitada em percursos longos, com muitos passageiros ou em dias chuvosos.

Nem só em dias quentes: Num dia de temperatura mediana ou após o resfriamento da cabine, o ar não precisa ser desligado: ajustando o controle de temperatura (em graus, em alguns modelos), obtém-se uma ventilação fresca e agradável que evita a sensação de abafamento ao desligá-lo.

Desembaçando: Nem todos sabem, mas o ar-condicionado é um ótimo desembaçador para os vidros: direcionado ao pára-brisa e aplicado em ventilação máxima (pouco importa a temperatura escolhida), absorve rapidamente a umidade, resgatando a visibilidade.

Use também no inverno: Quando o sistema não é utilizado por muito tempo, suas mangueiras tendem a ressecar e a gerar vazamento do gás refrigerante. Ligue o ar por alguns minutos a cada duas semanas, mesmo no inverno.

De olho no gás: A manutenção do ar-condicionado resume-se a revisar seu funcionamento e substituir o filtro e eventuais componentes danificados, como uma mangueira com vazamento. Neste caso, deve-se repor o gás refrigerante com outro de mesma especificação -- os carros atuais utilizam gás R134a, que não agride a camada de ozônio da atmosfera, ao contrário do antigo R12.

E o consumo? O aumento de consumo e a perda de potência foram grandes obstáculos à difusão do equipamento no Brasil. Hoje, porém, os compressores mais leves e eficientes representam cada vez menos prejuízo, a ponto de alguns modelos 1.000 rodarem bem com o ar acionado. Quanto ao consumo, abrir as janelas para amenizar o calor prejudica a aerodinâmica e pode aumentá-lo tanto quanto um ar-condicionado bem utilizado -- e o conforto é incomparável.

Fique sempre em dia com a manutenção do seu veículo.
Aquisivel e você, uma parceria de sucesso.

Óleo de Motor (Funções e Aplicações)

O óleo que lubrifica nossos motores tem muitas utilidades. Ele limpa o motor, retirando partículas resultantes do processo de combustão e as mantendo suspensas. Também refrigera o motor, retirando o calor das peças móveis e transferindo esse calor para o sistema de arrefecimento.

E por último e mais importante, o óleo lubrifica o motor, formando uma película entre as peças que se movem, reduzindo bastante o atrito entre elas. Temos basicamente três tipos de óleo. Mineral, sintético e semi-sintético. O mineral é obtido a partir de componentes do petróleo. O óleo sintético é obtido a partir de reações químicas. Já o semi-sintético mistura um pouco de cada.

Existem muitas perguntas que as pessoas se fazem, e muitos mitos instalados no mercado, para os quais temos de prestar a devida atenção. Veja:

1. Como devo escolher o óleo lubrificante para meu carro?
R: Para saber qual é o óleo lubrificante correto para o motor de seu veículo, veja no manual o que diz. Se seu carro for mais velhinho e você não tiver o manual, pode consultar o posto de combustível de sua confiança, ou acessar algum site de entusiastas do seu modelo na internet, e perguntar.

2. Qual o nível correto do óleo no carro?
R: Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa, o nível correto se encontra entre os dois traços e não só no traço superior. Se o óleo fica abaixo do mínimo da vareta, o motor pode ser prejudicado por falta de lubrificação. No entanto, se o óleo fica acima do máximo da vareta, haverá aumento de pressão no cárter, podendo ocorrer vazamento e até ruptura de bielas, além do óleo em excesso ser queimado na câmara de combustão sujando as velas e as válvulas, danificando também o catalisador no sistema de descarga do veículo. Não devemos colocar óleo a mais no carro, no caso de veículos que estão baixando óleo, para “compensar”.

3. Quando devo completar o nível de óleo?
R: Depende. Se seu carro é novo, não existe a necessidade de verificar o nível do óleo com muita frequencia, pode ser a cada 30 dias. Já no caso de carros com mais uso, podemos reduzir isso para 15 dias, e no caso de modelos que estão baixando óleo, uma atenção constante é necessária.

4. Escuto dizer que óleo bom é aquele que não baixa o nível e não precisa de reposição. Isto é verdade?
R: Baixar o nível ou não depende mais de como o motor de seu carro está do que do óleo que está sendo usado. Inclusive é normal um pequeno consumo de óleo a cada 1.000 quilômetros rodados, que em alguns carros pode chegar até mesmo a 500 ml.

5. É verdade que o óleo de motor deve ser claro e o óleo de engrenagem escuro?R: Hoje temos vários tipos de óleo disponível no mercado, e a cor de cada um depende dos materiais usados para o formar. Essa idéia não tem nada a ver.

6. O óleo mais escuro é também mais grosso?
R: Este é outro conceito errado.

7. Por que o óleo de motor fica escuro com o uso?
R: Por causa das partículas que se soltam dentro do motor. Isso é normal.

8. Quando devo trocar o óleo do carro?
R: Isso é outra coisa que você tem que verificar no manual do proprietário. Se você quiser trocar com mais frequencia do que o manual diz, não tem problema, só não pode fazer o contrário.

9. É verdade que o motor deve estar quente na hora de troca de óleo?
R: É bom sim, porque quando o óleo está quente, ele fica mais fino e tem mais facilidade de escorrer.

10. Quanto tempo devo esperar para medir o nível de óleo?
R: Quando paramos o carro é bom esperar pelo menos 5 minutos para ver o nível, para que o óleo escorra de volta para seu reservatório, e a medição não seja mal feita.

11. Posso aumentar o período de troca quando uso óleos sintéticos?
R: Os fabricantes não costumam dizer que você deve trocar com uma certa quilometragem se o óleo for mineral e outra se ele for sintético. Continue seguindo o que diz o manual.

12. O filtro de óleo também deve ser trocado quando trocamos o óleo?
R: Muitos manuais de proprietário especificam um intervalo maior para o filtro do que para o óleo. Mas uma prática que vem sendo feita por todos que gostam de cuidar do seu carro da melhor maneira é trocar o filtro de óleo sempre que se trocar o óleo. O filtro fica sujo por causa das partículas que ficam no óleo, e isso poderia causar danos ao motor. Alguns fabricantes já recomendam a troca do filtro a toda troca de óleo.

13. Qual a validade do óleo lubrificante do motor do meu carro?
R: O óleo não tem validade, porém recomenda-se trocar o óleo a cada seis meses, se o carro não rodar muito, como por exemplo nos casos de carros de colecionador, que são muito pouco usados. E também existem muitas pessoas que rodam pouco, como por exemplo 500 quilômetros por mês. Aí é melhor ir pelos seis meses do que pelos 5.000 ou 10.000 quilômetros.

14. Os óleos mais modernos podem ser usados por carros velhos?
R: Sim. Óleo melhor é bom para qualquer tipo de motor. Você pode usar um óleo superior ao que é recomendado para seu carro. O ponto é que a maioria das pessoas não faz isso, pois óleo melhor é óleo mais caro, muitas vezes chegando a 50 reais o litro.

15. Devo adicionar algum aditivo ao óleo para melhorar o desempenho do meu motor?
R: Não há necessidade de adicionar aditivos complementares ao óleo.

16. Posso misturar produtos de marcas diferentes?
R: É melhor não. Os óleos automotivos existentes no mercado são compatíveis entre si, não apresentando problemas quanto a misturas, mas o melhor é não usar misturas, para ter o melhor desempenho do seu óleo.

17. Qual a diferença entre o óleo mineral, semi-sintético e sintético? Eles podem ser misturados?
R: Os óleos minerais são obtidos da separação de componentes do petróleo, sendo uma mistura de vários compostos. Os óleos sintéticos são obtidos por reação química, havendo assim maior controle em sua fabricação, permitindo a obtenção de vários tipos de cadeia molecular, com diferenças características físico-químicas e por isso são produtos mais puros. Não é recomendado misturar.

18. O que significam os números (20W/40, 50, etc.) que aparecem nas embalagens de óleo de motor?
R: Estes números correspondem à classificação da SAE (Society of Automotive Engineers), que se baseia na viscosidade dos óleos a 100oC, apresentando duas escalas: uma de baixa temperatura (de 0W até 25W) e outra de alta temperatura (de 20 a 60). A letra “W” significa “Winter” (inverno, em inglês) e ela faz parte do primeiro número, como complemento para identificação. Quanto maior o número, maior a viscosidade, para o óleo suportar maiores temperaturas. Graus menores suportam baixas temperaturas sem se solidificar ou prejudicar a bombeabilidade. Ou seja, se seu carro requer 20W50, você pode usar algum óleo com o primeiro número menor que 20 e o segundo número maior, como 10W60. Mas nunca aproxime os números mais do que o recomendado. Por exemplo, não se pode usar 20W50 em um carro fictício que exige 10W60.

Os óleos também tem outra classificação, chamada API, composta de letras, veja o que ela significa:

Este é o grupo que elaborou, em conjunto com a ASTM (American Society for Testing and Materials), especificações que definem níveis de desempenho que os óleos lubrificantes devem atender. Essas especificações funcionam como um guia para a escolha por parte do consumidor. Para carros de passeio, por exemplo, temos os níveis API SL, SJ, SH, SG, etc.. O “S” desta sigla significa Service Station, e a outra letra define o desempenho. O primeiro nível foi o API SA, obsoleto há muito tempo, consistindo em um óleo mineral puro, sem qualquer aditivação. Com a evolução dos motores, os óleos sofreram modificações, através da adição de aditivos, para atender às exigências dos fabricantes dos motores no que se refere à proteção contra desgaste e corrosão, redução de emissões e da formação de depósitos, etc.. Atualmente, o nível API SL é o mais avançado.

"Aquisivel veiulos, só não faz um ótimo negócio quem não vem para a Aquisivel"

O que é esse tal de Arrefecimento ?

SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Antigamente a maior preocupação era refrigerar os motores, até porque do calor gerado pela queima do combustível, apenas ¼ era usado como força de trabalho, e os outros ¾ eram dissipado pelo sistema de refrigeração. Devido as mudanças em suas características, o sistema de refrigeração, como era chamado, passa a ser sistema de arrefecimento, e a água do radiador passou a ser chamada de solução arrefecedora (água + aditivo).


Como podemos observar os motores modernos trabalham mais quentes, reaproveitando parte do calor que antes era eliminado pelo sistema de refrigeração. Foi constatado pela engenharia que os motores mais quentes sofrem menos desgaste, já que as ligas metálicas que compõem estes motores atingem seu ponto máximo de dilatação, com isso reduzem os atritos e sofrem um desgaste menor.


Comparando novamente, a temperatura da água dos motores antigos girava em torno de 80graus Celsius contra os atuais 95 graus Celsius dos motores modernos. Estas temperaturas ficam muito próximas do ponto de fervor da água que é de 100 graus Celsius, além deste fator, temos também a corrosão do sistema e o congelamento da água em algumas regiões mais frias. Por estes motivos é que o sistema de arrefecimento necessita de aditivo em sua água, tornando-se assim líquido de arrefecimento.


FUNCIONAMENTO


O líquido de arrefecimento circula sob pressão por todas as partes internas das galerias de água do motor. A bomba d’água é responsável pela circulação da água por todo este circuito. Normalmente a bomba é do tipo rotativo, que geralmente é acionada pelo motor através da correia. O líquido de arrefecimento em seu percurso passa por diversos canais dentro do bloco motor, cabeçote, mangueiras efetuando assim a troca de calor. Porém enquanto a temperatura desse motor for baixa (motor frio), este circuito de circulação permanecerá fechado até que o motor atinja a temperatura ideal de funcionamento, e a partir deste instante a válvula termostática iniciará o processo de troca do líquido de arrefecimento.


COMPONENTES DO SISTEMA DE ARREFECIMENTO

Bomba d’água : é responsável pela circulação do líquido de arrefecimento em todo o sistema.

Eletro ventilador : reduz a temperatura do líquido de arrefecimento no radiador.

Mangueiras : faz a conexão entre os componentes do sistema.

Radiador : é responsável pela troca térmica do líquido de arrefecimento.

Sensor de temperatura : monitora a temperatura de trabalho do líquido de arrefecimento do motor e informa o módulo de injeção eletrônica.

Tanque de expansão : abastece o líquido de arrefecimento e controla o nível do sistema.

Tampa do tanque de expansão : controla a pressão do sistema.

Tampa do radiador : controla a pressão do sistema (nos modelos mais antigos).

Termo interruptor (cebolão) : é responsável pelo acionamento da ventoinha conforme a temperatura do líquido de arrefecimento.

Válvula termostática : faz com que o motor atinja rapidamente a temperatura ideal de trabalho, atuando como regulador de temperatura.

Líquido de arrefecimento : controla a refrigeração, conserva as mangueiras, mantém a lubrificação da bomba d’água e conserva o sistema de arrefecimento livre de óxidos e corrosão.

"Só não faz um ótimo negócio quem não vem para Aquisivel"

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Seu Carro Pifou ??? Ê Agora ?

Vai me dizer que seu carro parou de funcionar de uma hora prá outra ????
Que você está cansado de alguns "Mecânicos" acabarem com seu orçamento mensal ????

Calma !!! Prá tudo nessa vida se tem uma solução, e não é a falta de uma ignição que vai tirar vc do sério, ou vai ????

Sem problemas, nada melhor que a internet para manter-nos informados e evitando possiveis enganações. Um dos itens veiculares que são em grande parte esquecidos por nós são as VELAS do seu motor !!!

É de suma importância, verificar as velas do carro a cada 10 mil quilômetros rodados. Porém, se o seu veículo apresentar alguns dos problemas citados abaixo, verifique as velas imediatamente:

•Dificuldade de partida
•Falha em marcha lenta
•Aumento do consumo
•Perda de desempenho



Para identificar uma vela em péssimas condições é necessária prática, mas aqui vão algumas dicas:

Final de vida útil: a cor da vela fica marrom, cinza, castanho, levemente amarelada e com folga entre os eletrodos;

Carbonização: a ponta da vela fica coberta com resíduos de carvão e a ponta ignífera da vela apresenta brilho oleoso, úmido e preto;

Superaquecimento: a ponta do isolador fica esbranquiçada, vitrificada om grânulos ou pontos pretos na superfície;

Isolador trincado: quebras, trincas ou inclinação na parte de cima do isolador cerâmico das velas de ignição podem caracterizar trinca interna (não visível);

Encharcamento: ponta ignífera da vela encharcada de combustível;

Excesso de torque: ruptura na rosca ou na canaleta e deformações excessivas tanto na arruela de vedação quanto no encaixe sextavado para a chave de vela.

Fique ligado em nosso Blog. Diariamente estaremos postando Dicas e Informações uteis a você e ao seu veículo.

Aquisivel, pensando em sua segurança e bem-estar hoje e sempre !!!

Revisão e Manutenção Veicular

Tendo em vista o fato de muitas pessoas estarem preferindo viajar em seu próprio carro a Aquisivel informa que é importante manter seu veículo em perfeito estado de conservação verificando cada item. O CONTRAN Conselho Nacional de Trânsito estabelece os seguintes itens como obrigatórios para toda a frota de veículos em circulação. Não podemos esquecer que toda a manutenção deve ser feita periodicamente para se ter um veículo seguro tanto no centro urbano como em rodovias. Importante destacar que a manutenção preventiva traz resultados positivos em todos os aspectos.


Itens Obrigatórios:


Luzes Dianteiras, Luzes Traseira, luz de Freio, Refletores traseiros vermelho, Luz de Placa, Lavador e Limpador de Pára-Brisa, Pneus em Condições de Segurança, Espelhos retrovisores, Extintor de Incêndio, Cinto de Segurança para Todos os Passageiros, Pneu Sobressalente, Macaco Compatível com o Peso e Carga do veículo, Chave de Roda, Triângulo...


REVISÃO E MANUTENÇÃO

Nível de Óleo
Pneus
Direção
Suspensão
Freios
Água do Radiador
Correias do Motor
Parte Elétrica
Limpador de Pára-Brisa...


Com uma boa revisão, seu dia-a-dia fica muito mais seguro e com absoluta certeza seu estresse diminuirá muito.

Aquisivel, pensando em sua segurança hoje e sempre.

Já licenciou seu veículo ????

O Licenciamento de veículos é obrigatório por lei, e sancionado com multa e apreensão do veículo. Ele poderá ser feito nos Postos do Detran, no Poupa Tempo, ou em bancos conveniados.

Documentos exigidos:

- Licenciamento do exercício anterior em original, com pagamento do seguro -obrigatório atual

- Comprovante do pagamento do IPVA do exercício anterior e atual

- Comprovante do pagamento de multas.

Confira aqui quando deve realizar o licenciamento de seu veículo ou caminhão!
(Entre contato com o DETRAN de sua cidade e informe-se)

Veículos de Passageiros

Placa Final e Mês de Licenciamento
1 - Abril
2 - Maio
3 - Junho
4 - Julho
5 e 6 - Agosto
7 - Setembro
8 - Outubro
9 - Novembro
0 - Dezembro


O IPVA – Imposto sobre a Propriedade do Veículo Automotor. Esse imposto destina-se às necessidades da população, como escolas, saúde, habitação, iluminação, etc.

O IPVA deverá ser pago no mês de Janeiro ou em parcelas. Pague à vista e você terá desconto.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Economizando Combustivel

É Verdade, O Combustivel está pela hora da morte !!! Então chegou a hora de adotarmos alguns critérios para que no final de cada mês, nosso suado salário não vá inteiramente para um posto de combustiveis. Nada que exija muita perspicácia, mas a mudança de alguns habitos, e por vezes nem os percebemos, podem fazer uma enorme diferença tanto para a manutenção do veículo como para satisfação de nossos bolsos. Sendo assim, a Aquisivel resolveu postar em seu Blog, algumas dicas para que você e seu veículo façam as pazes com sua carteira. Vamos lá então:

- Organize seu itinerário.
Procure criar uma rota que atenda todos os seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessárias. Procure caminhos alternativos. Às vezes é mais vantajoso andar um pouco mais do que ficar no anda-e-pára dos engarrafamentos.
- Controle seu consumo.
Anote a quantidade de combustível abastecida e a quilometragem percorrida.
Use uma planilha (clique) para acompanhamento.
- Partida, ao dar a partida no veículo, principalmente pela manhã, procure fazê-lo sempre pisando no pedal da embreagem.
Em primeiro lugar, no caso de uma "distração" na noite anterior, você pode ter deixado seu carro engrenado, isso vai evitar uma colisão dentro da sua própria garagem.
Em segundo lugar, alivia o esforço do motor de arranque.
Ao dar partida no seu carro, não acelere para esquentar o carro mais rápido. O óleo ainda não circulou pelo motor, o que provocará desgastes nas peças não lubrificadas.
Não se deve aquecer o motor com o carro parado. É melhor começar a andar devagar, ir acelerando progressivamente.
Velocidade, o consumo aumenta muito em velocidades altas, em alguns motores entre 100 e 130 km o consumo aumenta 25%.
A diferença de consumo que se observa entre dois motoristas pode ser de até 15% e a observada entre situações de trânsito diferentes pode chegar até a 20%.
- No transito, mantenha-se o máximo possível nas marchas mais altas sem no entanto forçar o motor e deixa-lo dar trancos.
Ande em velocidade regular, sem grandes freiadas ou acelerações repentinas (que consomem muito combustível).
- Descidas, Nunca descer ladeiras em carros com injeção eletrônica em ponto morto.
- Estacionando, nunca acelere antes de desligar a ignição.
- Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária.
O mesmo vale para os freios. Respeite o conta-giros. Troque as marchas na rotação indicada. Arrancadas fortes e grandes freiadas é fazer um esforço desnecessário para chegar a uma velocidade que não será aproveitada exigindo logo a seguir outro esforço ainda maior de freiada, é o mais puro desperdício de combustível.
- Tanque não deixe seu carro constantemente com o tanque vazio, pois esse procedimento propicia acúmulo de detritos no tanque, que serão despejados no carburador ou nos bicos injetores do motor.
- Quando chegar à velocidade desejada, alivie aos poucos o acelerador. Utilize o acelerador com suavidade.
- Esqueça aquele velho hábito de acelerar o carro antes de desligá-lo. Você pode danificar o catalisador, o que aumenta a emissão de poluentes e prejudica o desempenho.
- Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal. Verifique sempre os filtros de ar e de combustível e efetue as trocas seguindo as recomendações do fabricante.
- Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.
- Cargas, evitar de colocar bagagens sobre o teto, se for a única solução, equilibre a carga para que seja a menos volumosa possível.
Não esquecer cargas inúteis dentro do veiculo (evite o aumento de peso desnecessário).
- Não carregue mais peso do que a capacidade de seu carro.
O consumo será maior e irá acarretar um desgaste da suspensão, dos freios e dos pneus. Cada 50kg a mais equivalem a 1% de aumento no consumo.
- Retire o bagageiro quando não for usá-lo. A resistência produzida por eles aumenta o consumo.
CÁLCULOS CARROS FLEX
Na hora de abastecer, o consumidor deve usar uma fórmula simples:
Dividir o valor do litro do álcool pelo da gasolina e multiplicar o resultado por 100.
Se o número for superior a 70, será mais vantajoso abastecer com gasolina.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Só não faz um ótimo negócio quem não vem para a Aquisivel"

Com mais de 10 anos de atuação no mercado de veículos semi-novos em Cascavel/PR e atendendo toda a Região oeste do estado, a Aquisivel Veículos consegue além de possuir um grande e qualificado estoque, conta também com a melhor equipe de profissionais nos setores de Venda, Administração, Financeiro, RH, Pós-Venda e Marketing. A continua busca pela Satisfação do cliente é a premissa principal para o sucesso da empresa. São 3 lojas bem estruturadas e posicionadas em lugares estratégicos da cidade:
Loja 01 - Rua Rio Grande do Sul, 2.687 - Fone: (45) 3226-5614
Loja 02 - Avenida Assunção, 736 - Fone: (45) 3226-0028
Loja 03 - Avenida Brasil, 1.667 - Fone: (45) 3039-0606
Sendo assim, a Aquisivel vem se consolidando ao longo do tempo como uma das maiores empresas do setor, com volume de vendas e atendimentos cada vez crescente, o que de acordo com a filosofia da empresa, volta em beneficios, facilidades, preços e financiamentos aos seus clientes.
A Aquisivel, à partir desse ano, possui canais de comunicação direta com seus clientes na internet de forma ampla e super-abrangente. Exemplos desses canais são o:
- Orkut
- Twitter
- My Space
Em seu blog, a empresa pretende postar noticias, informações e dicas sobre o mundo automotivo tais como manutenção, Fóruns de discussão sobre o segmento, dicas de trânsito, conservação e leis, como também divulgar os eventos e promoções que lançará ao longo do ano.
A Partir de 2010, a empresa conta com um departamento exclusivo para o atendimento de clientes online, o qual utiliza-se de todos os recursos oferecidos pela net informando, esclarecendo e buscando ótimas oportunidades de negócios para seus clientes e amigos.
Na televisão local, as ofertas e facilidades de compra são apresentadas pelo programa Mercado & Cia, apresentado por Osni Iori e veiculado todo o domingo, a partir das 10h00 na TV Tarobá/Cascavel, emissora afiliada a Rede Bandeirantes de Televisão.
Seja bem vindo a Aquisivel, e lembre-se: "Só não faz um ótimo negócio que não vem para a Aquisivel"
Nos vemos em breve.